Carregando...

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

A escola oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência intelectual, em sua maioria crianças e jovens com Trissomia 21 ou Síndrome de Down e transtornos de neurodesenvolvimento (como o Autismo) buscando a socialização e a melhoria do aprendizado deles na escola regular por meio do ensino da Música.
 
A metodologia utilizada conjuga prática musical e psicomotricidade. Os professores buscam promover a criatividade e a sensibilidade dos alunos por meio de jogos musicais e histórias, contribuindo para sua maturação psicomotora e prevenindo dificuldades de aprendizagem e do desenvolvimento infantil.
 
O objetivo do projeto é desenvolver a percepção rítmica e melódica, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, na coordenação óculo-manual, na percepção e organização espacial, na lateralidade, no equilíbrio e estimular a memória e a capacidade de concentração. 

Mais detalhes sobre o projeto no vídeo  "O que é inclusão pra você?" e na roda de conversa em  "Semana da Inclusão".

Sala de Espera

Em 2023, a Escola de Música da Rocinha iniciou o projeto Sala de Espera, voltado exclusivamente para as famílias atípicas dos alunos do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). 

O objetivo do projeto é promover narrativas pessoais, a expressão de si, as trocas entre pares e o acesso a informações e serviços importantes para essa comunidade. 

Os encontros semanais com as famílias são conduzidos por uma Assistente Social e uma Professora de Teatro, que utilizam abordagens somáticas e artísticas para tornar esses momentos leves, divertidos e agradáveis.




Núcleo Pé na Profissão

O Núcleo Pé na Profissão prevê o desenvolvimento de três segmentos voltados para a formação profissional na área da música de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social
 
Três campos se configuram como boas alternativas para os jovens atuarem profissionalmente com música, são eles os campos do magistério, o artístico e o das atividades técnicas relacionadas ao mercado do entretenimento cultural. 
 
1. A área do magistério inclui a atuação como professor de música em escola regular e em escola vocacional, e a atuação como professor particular autônomo. 

2. A área artística inclui o trabalho de músico intérprete, instrumentista acompanhador, compositor e arranjador. 

3. A área técnica envolve as atuações como técnico de som, técnico de luz, rodie e produtor, dentre outras relacionadas à indústria do entretenimento com foco na música. 

Missão, Música e Sociedade

Desde o ano de 2018 a Escola de Música da Rocinha promove um evento anual exclusivamente voltado à temáticas transversais aos estudos de música. 

Nosso objetivo sempre foi aproximar a pesquisa em música da comunidade escolar e do grande público.

Esse evento criado como “Missão Folclórica da Escola de Música da Rocinha” e foi rebatizado em 2021 como "Missão, Música e Sociedade".

Música para além dos instrumentos e dos músicos, música como atitude, como transformação e sim como silêncio e como som: música.

Prêmio Hans Koch

O Prêmio Hans Koch teve a sua primeira edição em Junho de 2024, e tem como objetivo incentivar jovens que moram nas cidades do Estado do Rio de Janeiro, que se dedicam ao estudo da música a partir de suas experiências em escolas públicas ou em projetos sociais dedicados à formação.

Na noite de 13 de junho de 2024, no Teatro Fashion Mall, vivemos um momento muito especial com a apresentação dos três grupos finalistas da 1ª edição do Prêmio Hans Koch. Diferentes instrumentações, diferentes estilos, mas todos trazendo uma musicalidade e energia envolventes.

Além dos três grupos, o evento contou com uma apresentação especial da Orquestra de Câmara da Rocinha que tornou a noite ainda mais marcante.

O resultado final, após a avaliação dos jurados, definiu a Camerata Scherzo em primeiro lugar, o Quinteto Canoa em segundo e o Som dos Crias em terceiro. Hans Koch, presente ao evento, fez a entrega dos certificados de premiação.

A Escola de Música da Rocinha, extremamente feliz por ter realizado a primeira edição do PHK, parabeniza os grupos e faz um agradecimento especial ao Professor Hans Koch e a toda a equipe da EMR.

Assista abaixo a edição do "Concertos Didáticos" com a vencedora da Primeira Edição do Prêmio Hans Koch, a "Camerata Scherzo". 

O projeto "Concertos Didáticos" acontece desde 2017 tem o intuito de apresentar aos alunos e moradores da comunidade da Rocinha e seu torno, grupos de músicos profissionais diversos.