Carregando...

ingles

A Prática de Conjunto é um elemento central na proposta pedagógica da EMR. A experiência de tocar junto traz grande contribuição para a formação musical dos jovens, além de criar um ambiente dinâmico e contagiante na rotina da escola. Ela acontece nos cursos de instrumentos, como estratégia de ensino; mas promove, principalmente, a formação de grupos artísticos que se voltam a formar repertório para apresentações públicas.


Conjunto de Flauta Doce - Desde 1996

Em Atividade :: Banda Capo

Os alunos mais avançados em flauta doce compõem este grupo, que aprofunda sua habilidade técnica executando arranjos mais complexos com flautas soprano, contralto, tenor e baixo. O repertório é variado e contribui para desenvolver a afinação, a sonoridade e a dinâmica das vozes 

Coro Infanto Juvenil e Coro de Jovens - Desde 1995

Em Atividade ::

O Canto Coral contribui para a formação geral dos alunos, estimula o estudo da Música e até melhora o rendimento escolar. Reduz o estresse e a ansiedade, desenvolve a coordenação motora e a respiração – e esses benefícios aumentam a capacidade de concentração.

Música popular, erudita e de tradição oral fazem parte do repertório.

Orquestra de Câmara da Rocinha - Desde 2012

Em Atividade ::

Esta é a principal projeto da Escola de Música da Rocinha, pois, além do conjunto com em torno de 30 integrantes, permite o ingresso no mundo da música a 180 alunos. Inclui cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trompa e trombone e outros. Só foi possível realizá-lo com o patrocínio da Lei Rouanet. 

Ênfase na apreciação musical, contextualização histórica, prática de conjunto e leitura de partituras. Repertório de música popular e folclórica.

Quarteto de Cordas - Desde 2018

Em Atividade ::

Formação clássica com dois violinos, viola e violoncelo criado em 2013. Fez uma pausa e retornou em 2023 com seus componentes já bem experientes.
Compõem outros grupos da EMR e também tocam em eventos externos.

Sopros do Morro - Desde 2018

Em Atividade ::

Bandão inovador com trompete, trombone e trompa, clarinete, flauta, saxofone, bateria, percussão, baixo e harmônica.

O repertório cobre desde cantigas de roda e temas de filmes da Disney até Michael Jackson, James Brown e Tim Maia.  

Som das Vielas - Desde 2019

Em Atividade ::

Seis jovens - três vocalistas, piano, cordas, percussão e sopros - performam gêneros brasileiros como samba, jongo, bossa-nova e canções.
A gravação de um CD está nos planos.

Clique aqui e acesse o nosso material de divulgação!
Você também pode entrar em contato conosco: contato@escolademusicadarocinha.org.br ou pelo telefone 3322-6358

Camerata de Violões - Desde 2019

Em Atividade ::

Neste grupo a ideia forte é incentivar a prática de conjunto. Por isso sua composição inclui alunos iniciantes, intermediários e avançados.

O repertório surpreende: depois de um Villa-Lobos podem vir Os Paralamas do Sucesso.

Coro LGBTQIA+ - Desde 2022

Em Atividade ::

Coral formado por jovens e adultos, moradores da Rocinha em sua maioria. As atividades incluem rodas de conversa sobre direitos da população LGQTQIA+ e apoio social e psicológico para o grupo.

Repertório de MPB em arranjos corais à capela ou com acompanhamento instrumental.

EMR LAB- Desde 2022

Em Atividade ::

Verdadeiro laboratório de músicas inéditas, com arranjos especiais para violinos, violas, clarinete, fagote, piano e percussão.

Sua composição é de jovens interessados em música contemporânea e na valorização de compositores brasileiros.



Cantando Alegria - Desde 2023

Em Atividade ::

Seis jovens alunos e professores da EMR integram o grupo, com repertório dedicado ao público infantil. 
A formação inclui trompa, trombone, flauta, violão e violino, em um amplo espectro de sonoridades, que, claro, inclui também a voz.

Quer saber mais? Clique aqui e acesse o nosso material de divulgação!
Você também pode entrar em contato conosco: contato@escolademusicadarocinha.org.br ou pelo telefone 3322-6358

6 que Sabem - 2001 a 2003

Atividade encerrada ::

Um grupo de alunos e monitores da EMR se juntou para criar o 6 que Sabem. Algum tempo depois, quando souberam que existia um conjunto com o mesmo nome, adotaram a marca BanDaCapo.

Um repertório de releituras de sucessos da MPB, com samba, bossa nova e pagode. No currículo uma turnê pela Alemanha, os CDs POP do Brasil, lançado na Alemanha, e BanDaCapo canta João Bosco e inúmeras apresentações pelo Rio de Janeiro.

Assista a entrevista com Rodrigo Ribeiro e Camila Perez no programa "Pérolas da EMR". Rodrigo foi um dos primeiros alunos da EMR e fez parte da banda "6 que sabem". Nesse vídeo ele conta sobre a experiência com a banda e a viagem internacional em turne.

Banda Capo - 2003 a 2007

Atividade encerrada ::

Em dezembro de 2005 é lançado o CD BanDaCapo Canta João Bosco, na livraria New Books, no São Conrado Fashion Mall, contando com a participação do músico homenageado no disco, e na quadra da GRES Acadêmicos da Rocinha.

Durante o tempo de atuação, o grupo se apresentou principalmente na Cidade do Rio de Janeiro, em eventos promovidos por organizações sociais, shoppings e museus. A sua última apresentação, após algumas formações diferentes, foi no dia 3 de agosto de 2007 no Carioca Gourmet, restaurante que funcionava em Botafogo.

Em nossa Linha do Tempo, você poderá conhecer um pouquinho mais da história da Banda Capo, seus integrantes e a sua importância na história da EMR

Grupo Chorando à Toa – 2004/2015

Atividade encerrada ::

O Chorando teve uma história de 11 anos. Foi formado a partir das Práticas de Conjunto, com repertório de choro. Fez muitos shows na Rocinha, excursionou pela Alemanha e lançou o CD autoral Descontraído, com convidados como Paulo Moura, Rodrigo Belchior e Murilo O`Reilly.

Alguns momentos importantes da banda aparecem em nossa Linha do Tempo.

Orquestra de Cordas Dedilhadas - 2005 a 2007

Atividade encerrada ::

Criada e conduzida pela professora Luciana Requião que se manteve em atividade até a criação, em 2007, da Orquestra de Sopro e Cordas Dedilhadas, também regida por Luciana. A partir dessa experiência outros grupos foram formados no futuro, como o 5Pi e a Camerata de Violões.

Orquestra de Sopros e Cordas Dedilhadas - 2007 a 2012

Atividade encerrada ::

Este grupo nasceu de outros dois - a Orquestra de Cordas Dedilhadas e o Conjunto de Flautas Doces, financiado pelo Criança Esperança.

São 30 integrantes, que incluem as famílias das flautas doces, violões, cavaquinhos e percussão. No repertório, Hermeto Paschoal, Pixinguinha, Tom Jobim,  música brasileira em arranjos originais compostos para o grupo.

Conjunto 5Pi - 2012 a 2015

Atividade encerrada ::

Conjunto de violões criado para tocar clássicos da música brasileira, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. O nome do grupo faz referência ao número de integrantes e à síncope (figura rítmica).