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Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

A escola oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência intelectual, em sua maioria crianças e jovens com Trissomia 21 ou Síndrome de Down e transtornos de neurodesenvolvimento (como o Autismo) buscando a socialização e a melhoria do aprendizado deles na escola regular por meio do ensino da Música.
 
A metodologia utilizada conjuga prática musical e psicomotricidade. Os professores buscam promover a criatividade e a sensibilidade dos alunos por meio de jogos musicais e histórias, contribuindo para sua maturação psicomotora e prevenindo dificuldades de aprendizagem e do desenvolvimento infantil.
 
O objetivo do projeto é desenvolver a percepção rítmica e melódica, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, na coordenação óculo-manual, na percepção e organização espacial, na lateralidade, no equilíbrio e estimular a memória e a capacidade de concentração. 

Mais detalhes sobre o projeto no vídeo  "O que é inclusão pra você?" e na roda de conversa em  "Semana da Inclusão".

Núcleo Pé na Profissão

O Núcleo Pé na Profissão prevê o desenvolvimento de três segmentos voltados para a formação profissional na área da música de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social
 
Três campos se configuram como boas alternativas para os jovens atuarem profissionalmente com música, são eles os campos do magistério, o artístico e o das atividades técnicas relacionadas ao mercado do entretenimento cultural. 
 
1. A área do magistério inclui a atuação como professor de música em escola regular e em escola vocacional, e a atuação como professor particular autônomo. 

2. A área artística inclui o trabalho de músico intérprete, instrumentista acompanhador, compositor e arranjador. 

3. A área técnica envolve as atuações como técnico de som, técnico de luz, rodie e produtor, dentre outras relacionadas à indústria do entretenimento com foco na música. 

Coro LGBTQIA+

Criado em 2022, o Coro LGBTQIA+ da Rocinha é voltado para jovens e adultos LGBTQIA+ moradores da Rocinha ou de outras comunidades do entorno.

Além das aulas de canto coral, o projeto promove rodas de conversas com pessoas que atuam na defesa de direitos da população LGBTQIA+, além de prestar apoio social e psicológico para o grupo.

O repertório é composto por canções de diversos estilos, passando pela Música Popular Brasileira e por composições específicas para coros. A regência é de Anderson Viera, ex-aluno e hoje professor da EMR. A preparação vocal é de Valéria Correia, que está à frente dos coros infantil e de jovens da escola desde 1995.

Saiba mais sobre o coral na reportagem do RJTV1, na TV Globo Rio. Escute também as nossas vozes !!!! Assista e ouça o Coro LGBTQIA+ cantando "Metamorfose Ambulante", de Raul Seixas

Missão, Música e Sociedade

Desde o ano de 2018 a Escola de Música da Rocinha promove um evento anual exclusivamente voltado à temáticas transversais aos estudos de música. 

Nosso objetivo sempre foi aproximar a pesquisa em música da comunidade escolar e do grande público.

Esse evento criado como “Missão Folclórica da Escola de Música da Rocinha” e foi rebatizado em 2021 como "Missão, Música e Sociedade".

Música para além dos instrumentos e dos músicos, música como atitude, como transformação e sim como silêncio e como som: música.