Carregando...

Canto Coral

A voz é o primeiro instrumento sonoro que aprendemos a usar, cantando. Cantando aprendemos a perceber as notas e as pausas na melodia, a variação, o volume, a afinação. Cantando em conjunto aprendemos as combinações, a harmonia, a interdependência dos timbres. Por isso, além da delicia que é cantar junto, o Canto Coral também é considerado um excelente complemento para o aprendizado de qualquer instrumento.

Assim, o curso de Canto Coral e recomendado para quem quer aprender algum instrumento e também aberto a quem só quer cantar. MPB, folclore, spirituals, renascença, barroco e clássico estão no repertório.

Os ensaios são semanais e envolvem respiração, emissão vocal, afinação e postura corporal. O coro infanto-juvenil atende a idade de 7 a 13 anos; o de jovens, a partir dos 14 anos. Mas essa é uma regra flexível.

Flauta Doce

A flauta doce é uma iniciação ao mundo dos instrumentos. Porque é prática, portátil, tem preço acessível e emite as notas musicais com clareza - o que facilita a aprendizagem. 

Nossas turmas são de até 10 alunos, a partir dos 7 anos de idade.

Nos grupos iniciantes as melodias levam aos estudos individuais e aos poucos começam a se formar duetos e trios. Os grupos mais adiantados estudam arranjos mais complexos que envolvem outros instrumentos.

No repertorio, música popular e folclórica para os iniciantes; música popular e erudita para os adiantados.

Flauta Transversa e Clarinete

Estes são cursos de instrumentos de sopro geralmente oferecidos a crianças, a partir dos 10 anos de idade, com bom rendimento em Flauta Doce.

As turmas têm até 4 alunos e as aulas se concentram em exercícios técnicos (com itens específicos como embocadura e digitação) e formação de repertório.

O objetivo é o aperfeiçoamento teórico e técnico para que os alunos ingressem nos grupos de prática de conjunto e de orquestra.

Harpa

Este ainda é um instrumento com mecanismo de som muito próprio a sua estrutura física. Pouco conhecida, seu aprendizado pede mais informações históricas, além do aperfeiçoamento teórico e técnico (especialmente dedilhado e harmonia).

A idade mínima é 12 anos e são só 2 alunos por horário.

São utilizadas harpas célticas, mais compactas.

Percussão

A percussão está na raiz das culturas que originaram os gêneros musicais brasileiros. Tambores, pandeiro, triângulo, agogô, além do xilofone, marcam o ritmo em que a banda toca.

Nossas turmas têm entre 5 e 15 alunos, a partir dos sete anos de idade.

É possível experimentar as texturas e formas de tocar de vários instrumentos, utilizando partitura. O repertório também inclui peças de grupos de câmara formados por alunos de outros cursos.

Piano/Teclado

O aprendizado nessa área exige a leitura de música por partitura e a interpretação da cifra da música popular.

As turmas podem ter até 3 alunos, a partir dos sete anos de idade, e são organizadas por níveis de rendimento.

Os iniciantes trabalham cantigas de roda, música folclórica e pequenos estudos. Os adiantados, música popular e erudita. A prática de conjunto acontece quando o piano ou teclado se ajuntam a outros instrumentos, acompanhando ou fazendo solo. 

Musicalização

Este curso funciona como uma introdução porque desperta e desenvolve o gosto pelo universo da música. Por isso ele pode começar mais cedo, a partir dos cinco anos de idade.

As turmas têm até 15 alunos.

A Musicalização desenvolve sensibilidade, concentração, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva, destreza do raciocínio, equilíbrio emocional e estimula a capacidade cognitivo-musical e o interesse por atividades culturais.

Saxofone

A aula de saxofone ensina técnicas como postura, embocadura, leitura musical e controle da respiração. O aluno aprende desde o básico, como escalas e arpejos, até peças mais complexas, desenvolvendo habilidades de interpretação, ritmo e harmonia para tocar e se expressar musicalmente. 

Violão e Cavaquinho

Instrumentos de cordas muito utilizados na música popular brasileira. 

A idade mínima para ingresso é de 10 anos, em turmas de 3 a 5 alunos.

Aprende-se pela linguagem das cifras e o repertório visa tanto o desempenho individual, como o trabalho de conjunto. Para aqueles que têm interesse e alcançam bom desempenho, existe a possibilidade de estudo erudito, incluindo repertório solo e uso de partitura.

Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo Acústico

São instrumentos da família das cordas friccionadas com arco.

O tamanho das turmas e a idade mínima variam conforme o instrumento. 

Os alunos são inicialmente apresentados aos quatro instrumentos. Nestas oficinas aprendem noções básicas para depois fazerem sua escolha. Então são formados os grupos por instrumento e o repertório é adequado ao grau de desenvolvimento.

Teoria e Percepção Musical

Este curso é complementar a outras formações que a Escola de Música oferece.

Funciona como entrada no domínio da leitura e escrita musical pois trata dos parâmetros e estruturas da linguagem sonora.

As turmas têm no máximo 15 alunos.

Trompa, Trompete e Trombone

Instrumentos da família dos metais soprados por bocal. 

Turmas com até quatro alunos para pessoas a partir dos 10 anos de idade.

Os alunos são inicialmente apresentados aos três instrumentos. As oficinas tratam de fundamentos técnicos como as partes e funcionamento mecânico, respiração, vibração labial, postura corporal, emissão e articulação dos sons.

O processo de formação cuida da emissão, em primeiro lugar, e depois da leitura de notas, sonoridade e prática de conjunto. O repertório é amplo e variado.