A Escola de Música da Rocinha foi fundada em 1994 por iniciativa de Hans Koch, professor de música alemão que em período de residência no Brasil, incomodado com as condições de vida das crianças que viviam nas favelas da cidade, decidiu dedicar-se ao trabalho de desenvolvimento social através da música. Desde então a organização vem ampliando gradativamente suas atividades e número de alunos atendidos. Está sediada no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, centro de inclusão social e capacitação profissional mantido e administrado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ocupa sete salas no 17º andar do prédio, com toda a infraestrutura necessária, sendo a única escola de música da comunidade da Rocinha.

O objetivo geral de suas atividades é contribuir para o aumento do grau de escolaridade da população local, através da melhoria no rendimento de aprendizagem escolar e da diminuição do índice de evasão na escola regular. Para atingir este objetivo oferece atividades relacionadas à Educação Musical, com as quais busca sensibilizar os alunos através dos estímulos da linguagem musical.

Ao longo de sua trajetória já funcionou nas dependências de duas igrejas e na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, tendo se transferido em 2004 para o Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, o que significou um grande passo para a ampliação e aprimoramento de suas ações, podendo atender também a jovens do Vidigal, Parque da Cidade e Vila Canoas. A qualidade do espaço e a infraestrutura disponível ainda permitem a ampliação das atividades oferecidas.

A Escola de Música da Rocinha tem a chancela da UNESCO, é registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e recebeu em 2007 menção honrosa do Prêmio Cultura Nota 10, concedido pelo Instituto Cultural Cidade Viva e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Want to know last news?

Subscribe