A Escola de Música da Rocinha (EMR) promoveu o evento “ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente: 35 anos”, um painel de debates que reuniu profissionais de diversas áreas ligadas à infância e à juventude.
O encontro teve como objetivo marcar a trajetória do ECA como uma das mais importantes conquistas na garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil, além de mobilizar a sociedade para refletir sobre os avanços alcançados e os desafios que ainda persistem.
A iniciativa também buscou sensibilizar especialmente jovens, educadores e profissionais de projetos sociais sobre a importância de defender e fortalecer esses direitos.
O evento reforçou a necessidade de união e engajamento para que as garantias previstas no ECA sejam plenamente efetivadas.
PROGRAMAÇÃO
9h30 às 12h30 Mesa: “Entre becos e vielas: o ECA e a conquista dos direitos das crianças e adolescentes das favelas e periferias”
Mediação: Felipe Braga
Participantes: Heloísa Helena (Conselheira Tutelar da Rocinha); Itamar Silva (Grupo ECO – Liderança do Santa Marta); Rodrigo Torquato (Advogado e Educador)
14h às 17hMesa: “Eu só quero é ser feliz: dignidade e vida para as crianças e adolescentes das favelas e periferias” (Em referência aos 30 anos do “Rap da Felicidade”, de Cidinho & Doca)
Mediação: Larissa Montez
Participantes: Ana Paula Oliveira (Movimento Mães de Manguinhos); Ivanir dos Santos (Prof. Dr. Babalawô)
Encerramento musical: Apresentação do Conjunto de Flautas Doce da EMR – grupo formado por alunos avançados da Escola, com repertório que valoriza a técnica e a diversidade da música brasileira.