O Canto Coral tem, a princípio, o caráter de atividade complementar ao aprendizado da técnica instrumental, pois em nossa proposta pedagógica entendemos que é de grande valor para sua formação musical, que o aluno desenvolva também seu potencial vocal, sua percepção harmônica e todos os aspectos que podem ser aprimorados através deste trabalho de conjunto. Por isso, sempre sugerimos ao aluno de qualquer curso instrumental que faça parte do grupo coral, entendendo que esta participação não é obrigatória, assim como é facultado aos interessados, fazer parte apenas deste grupo.
Para que todos os alunos recebam um atendimento adequado, temos dois grupos organizados por faixa etária ou por maturidade da voz: o coro infanto-juvenil que é formado por crianças de 7 a 13 anos e o coro de jovens que é formado por jovens de 14 a 20 anos, salvo exceções. Neste trabalho o aprendizado das melodias se dá por imitação, com utilização da partitura como guia. O repertório é baseado nos arranjos tradicionalmente disponíveis para coro, prevalecendo a MPB, o folclore brasileiro, os spirituals, e na área erudita, a renascença, o barroco e o clássico.
A programação de rotina visa à preparação de repertório para as apresentações públicas onde as músicas trabalhadas são escolhidas com base na proposta do projeto para aquele ano, e onde o volume de material é planejado previamente de acordo com as possibilidades do grupo, o número de ensaios semanais e a atual formação (proporção entre meninos e meninas, número de integrantes, etc.).