A Orquestra de Câmara da EMR iniciou suas atividades em agosto de 2012 quando a escola começou a oferecer cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trompa e trombone, inicialmente abrindo poucas vagas, mas já realizando ensaios visando às apresentações públicas.

Este início foi possível graças aos recursos dos Amigos da EMR, grupo formado por doadores que regularmente realizam aporte financeiro para manutenção de nossas atividades. Apesar dessa fonte, o custo elevado do projeto dificultou seu desenvolvimento, chegando a ter alguns cursos suspensos em momentos de maior crise. Mas o núcleo de cordas se destacou, mantendo-se sempre bastante produtivo e, apresentando como principal resultado a consolidação de um quarteto de cordas que se apresenta regularmente em público.

Em 2015 a orquestra passa a ser patrocinada pela Repsol Sinopec Brasil, empresa que atua no segmento de Óleo e Gás e em 2019 recebe também recebe o patrocínio da Eletrobras Furnas, ambos os patrocínios através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Com este suporte o projeto se firma como a principal ação desenvolvida pela EMR, oferecendo a cento e cinquenta alunos a possibilidade de ingresso no mundo da música. Para o futuro pretendemos ampliar esta ação criando uma orquestra sinfônica.

Want to know last news?

Subscribe