A Orquestra de Câmara da Rocinha iniciou suas atividades em agosto de 2012, quando a Escola de Música da Rocinha (EMR) começou a oferecer cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trompa e trombone.

Em 2015 o projeto passou a ser patrocinado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Com este suporte, a Orquestra de Câmara da Rocinha se firmou como a principal ação desenvolvida pela EMR, oferecendo a cento e cinquenta alunos a possibilidade de ingresso no mundo da música.

Os ensaios são formados por práticas pedagógicas como a apreciação musical, a contextualização histórica e a prática de conjunto. Entre o repertório desenvolvido, constam músicas populares e folclóricas como o Rancho da Goiabada (João Bosco), Xote em Copacabana (Jackson do Pandeiro), Cidade Maravilhosa (André Filho), Cantigas (Villa-Lobos) e Que Saudade da Guanabara (Moacyr Luz), entre outras.

Os alunos da orquestra, assim de outros projetos da escola, também fazem aulas de Teoria e Percepção Musical para aprender a ler partituras. Para facilitar o estudo, a escola também empresa os instrumentos para os alunos levarem para casa.

Want to know last news?

Subscribe