Estão abertas as inscrições para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da EMR.

O projeto existe deste 2019 e é voltado para alunos da Escola de Música da Rocinha, outros moradores da Rocinha e de comunidades do entorno que possuem algum tipo de deficiência intelectual, sensorial ou física. Também serão aceitas inscrições de crianças e jovens de comunidades vizinhas, encaminhadas por algum órgão ou instituição que atenda a esse público, sendo considerado o perfil socioeconômico caracterizado pela vulnerabilidade social.

A metodologia utilizada é baseada na conjugação da prática musical aliada à psicomotricidade. Através de jogos musicais e histórias, buscaremos promover a criatividade e a sensibilidade da aluna/aluno, contribuindo para sua maturação psicomotora e prevenindo dificuldades de aprendizagem e do desenvolvimento infantil.

O objetivo específico do trabalho é desenvolver a percepção rítmica e melódica, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, coordenação óculo-manual, percepção e organização espacial, lateralidade, equilíbrio e estimular a memória e a capacidade de concentração da aluna/aluno.

Nos primeiros meses de curso as alunas/alunos terão aulas individuais, em duplas ou em trios para serem trabalhadas as demandas específicas de cada um. Já nos meses seguintes e após o retorno das aulas presenciais de toda a EMR, as alunas/alunos serão incluídas também nas aulas regulares de instrumentos da escola para um momento de interação social.

Além das aulas de musicalização o projeto também prevê a realização de palestras, atividades culturais externas e a produção de um minidocumentário sobre o processo.
TODAS AS ATIVIDADES SERÃO GRATUITAS!

Dias, horários e local das aulas:
– As aulas serão realizadas entre 9h às 11h, de segunda a sexta-feira, e entre 15 às 17, às terças e quintas.
– As turmas serão definidas após a finalização da pré-matrícula.
– Cada aula terá duração máxima de 60 minutos, podendo ser menos.
– As aulas serão realizadas na sede da Escola de Música da Rocinha (Av. Niemeyer, 776 – São Conrado) ou em instituição parceira localizada na Rocinha.

Critério de seleção das alunas/alunos:
As aulas do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da EMR são limitadas e caso o número de pessoas inscritas seja maior que o número de vagas oferecidas a seleção das alunas/alunos seguirá os seguintes critérios, nesta ordem:

– Alunas/alunos já participantes dos anos anteriores do projeto;
– Residência na Rocinha ou comunidades do entorno;
– Encaminhamento por algum órgão ou instituição pública;
– Perfil socioeconômico caracterizado pela vulnerabilidade social;
– Idade (prioridade para pessoas entre 05 a 17 anos).

O projeto foi contemplado pela Emenda Parlamentar do deputado Federal Marcelo Calero e tem o patrocínio da Amil através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS RJ), da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Link para inscrições: https://forms.gle/b6wGUYsaWghjbvuCA

04/03/2021
  • 0
  • 0
Category: Blog Home

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *