A Escola da Muzema é uma expansão da Escola de Música da Rocinha. A expansão para a região de Rio das Pedras foi inaugurada em 2018 como forma de atender a um público que não tem condições de frequentar a sede da escola devido à distância de suas residências.

Rio das Pedras é uma comunidade localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro cuja população é de quase 64mil habitantes (segundo dados do Censo IBGE 2010) e está num cenário de profundo contraste social: apresenta um dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município (0,76), sendo vizinha do Itanhangá e Anil, bairros que possuem elevados IDHs– 0,82 e 0,91- respectivamente (também segundo fontes do Censo IBGE 2010).

Considerando este cenário e a experiência da EMR de 25 anos de atuação na Rocinha, a expansão amplia as ações da escola na Muzema para que, através do envolvimento com a linguagem musical, promova mudanças de atitude e comportamento frente aos problemas escolares.

Atualmente, quatro modalidades são oferecidas gratuitamente na Escola de Música da Muzema: violão, violino, flauta doce e canto coral.

Want to know last news?

Subscribe